quinta-feira, 2 de março de 2017

Coração da Bíblia

Leitura Bíblica: João 3.14-21

Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).

O versículo em destaque pode ser chamado de “coração da Bíblia”: é a essência do Evangelho de Jesus Cristo; a oferta de vida nova e eterna com ele passa por aqui. No texto de hoje pulsa de forma simples e compreensível o que todo ser humano precisa saber para ter esta vida completa.


Às vezes, as pessoas sentem ansiedade em relação ao futuro, especialmente se pensam na palavra “julgamento”. Porém, o texto que lemos hoje nos ajuda a combater este sentimento: o veredicto do julgamento dos homens diante de Deus já está dado. Ou seja, ele se define hoje. Vejamos o que Jesus diz no v 18: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”. Os verbos estão no tempo presente, o que dá certeza de vida eterna a toda pessoa que entrega sua vida a Cristo. A vida que ele oferece é diferente: há esperança, e não medo e ansiedade quanto ao futuro, mesmo que neste mundo as circunstâncias pelas quais os cristãos passam sejam semelhantes às de quem não vive com Deus.

O que precisava ser feito para que pudéssemos ter vida eterna já foi realizado de forma plena: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho” (v 16a). Quem não crê está separado de Deus. Se esta situação permanecer até sua morte, o resultado será uma separação eterna e a condenação ao inferno (Ap 20.11-15). Mas se tal pessoa ouvir a Palavra de Deus enquanto estiver viva ainda poderá mudar o resultado de seu julgamento. Enquanto há fôlego de vida, há possibilidade de crer e obter a vida eterna. Este é o convite de Deus.

Para quem já crê, viver na luz é necessário. Estar na luz é estar em Jesus Cristo, que é a Luz. Por meio dele temos o que é necessário para enfrentar os desafios e circunstâncias que este mundo nos traz. Que seu coração pulse no coração da Bíblia! – ADH

Para viver eternamente com Deus só há uma forma: crer em Jesus!
RTM