terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ilusão

Resultado de imagem para homem iludido
Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam (Am 5.14).

As palavras do profeta Amós transmitem um duro juízo contra sua nação. Basicamente o recado de Deus é que ele estava farto do comportamento exterior das pessoas, que frequentavam lugares sagrados e praticavam atos religiosos pensando cultuar a Deus, mas ao mesmo tempo mantinham o coração longe dele. Por diversas vezes encontramos na leitura de hoje o que mais incomodava o Senhor. Talvez pudéssemos dizer de outra forma: “Vocês têm um comportamento religioso, usam meu nome a torto e direito, mas seu jeito de viver não tem absolutamente nada a ver com o meu caráter! Como vocês podem andar por aí dizendo que estou com vocês?”
Parece que no Brasil, de certa forma, está na moda ser “evangélico”. Tem de tudo quanto é coisa (boa e também ruim) gospel. Multidões se aglomeram nas caminhadas “para Jesus”, os templos se lotam de gente dando testemunho de sua “fé”, erguendo mãos em adoração, olhos cheios de lágrimas. Será que todas essas pessoas estão mesmo comprometidas com Jesus? Praticamente qualquer uma delas afirmará concordar com a mensagem do Evangelho e, aliás, muitos citam o nome de Deus a cada frase, como se com ele andassem em tempo integral. Mas... e a vida, como vai? Leia de novo o final do versículo em destaque: “como vocês afirmam”. Essa gente se iludia! Eles afirmavam que Deus estava com eles, mas, que terrível, ele não estava! Quantos não andam hoje por aí citando o nome do Senhor sem de fato comprometer-se com ele?
Talvez seja possível parafrasear assim o versículo em destaque: “busque (de verdade e não só na aparência) o Senhor para ter vida”; não apenas deixar de ser destruído pela calamidade, mas ter vida de verdade e não essa enganação que ilude a muitos, principalmente a si mesmo! – MHJ

Que Deus nos ilumine para enxergar claramente como anda nossa caminhada com ele.